Sustentabilidade: saiba como o hábito de fazer doações pode ajudar as pessoas e o planeta

O compromisso com a sustentabilidade pode parecer um tema distante, ou até mesmo uma responsabilidade que cabe apenas a grandes empresas e governos. Na realidade, todos podemos contribuir: viver de forma sustentável é ser responsável pelo que nossas ações provocam na vida do planeta e das outras pessoas. Por isso, no mês do meio ambiente nós preparamos algumas dicas sobre como sua família pode desenvolver o hábito de fazer doações. Assim você irá incentivar hábitos de consumo consciente nos adolescentes e ajudá-los a desenvolver a competência de doar, uma das habilidades fundamentais da educação financeira.

O primeiro passo é desapegar

Ao contrário do que muitos pensam, desapego não significa ter poucas coisas, mas ficar apenas com aquilo que é importante, ou seja, o que realmente é usado ou tem valor sentimental. Para criar o hábito do desapego, convide seus filhos a avaliar, de tempos em tempos, se as coisas que eles possuem continuam sendo úteis. A chegada do frio é um bom momento para fazer isso: separe as roupas que não foram usadas há mais de um inverno e entregue para a Campanha do Agasalho da sua cidade.

Outra dica é aproveitar a chegada de aniversários, Natal e outras datas comemorativas para incentivar os adolescentes a se desfazerem do que não usam. 

 

Brinquedos: abrindo espaço para uma nova fase

Na passagem da infância para a adolescência, muitas vezes os filhos já não brincam como antes, mas guardam os brinquedos e relutam em se desfazer deles. Para estimular os adolescentes a passá-los para outras crianças, converse com eles sobre como os objetos que não usamos podem fazer a felicidade de outras pessoas. Para não esquecer do brinquedo, tirem fotos e guardem na lembrança!

 

Como saber o que doar? Comece pela organização!

Uma das coisas que atrapalha a vontade de ajudar os outros é a dificuldade de decidir o que pode ser doado. Por isso, uma boa arrumação pode ser um bom começo. Junto com seus filhos, criem o hábito de ter um lugar para cada coisa e de periodicamente avaliar o que ainda está em uso ou não.

A mesada também pode ser usada para doações

Com as restrições trazidas pela atual pandemia, tem muita gente passando por dificuldades financeiras. Para incentivar as pessoas a ajudar, alguns aplicativos de delivery criaram o recurso de doar refeições ou cestas básicas pelo próprio app. Assim, de forma fácil é possível doar valores em dinheiro que serão convertidos em auxílio para instituições como a Ação da Cidadania, a rede Gerando Falcões e outras. Em vez de fazer uma doação direta, que tal combinar com seus filhos que uma parte da mesada deles será destinada a ajudar quem precisa? Assim você estará estimulando a solidariedade e criando um hábito positivo. E lembre-se: eles podem usar o Blu para doar nos principais apps de delivery.

 

Doar é prolongar a vida útil dos objetos

Mas afinal, o que o hábito de doar tem a ver com a sustentabilidade? Doar é bom para o planeta porque mantém em uso objetos que ainda estão em bom estado. Lidar com resíduos sólidos, especialmente de itens feitos de plástico, é um dos principais desafios ambientais do nosso século. Para fazer sua parte, convide seus filhos a pensar em doar objetos que não precisam ser descartados, especialmente eletrônicos, mesmo que precisem de pequenos consertos. Com o prolongamento das modalidades de ensino remoto ou híbrido, há muitas iniciativas que buscam doações de celulares, tablets e notebooks para ajudar alunos de famílias com poucos recursos a acompanhar as aulas online. Procure uma opção em seu bairro ou cidade e contribua!

 

Cuidando do nosso planeta

Nossas ações de hoje constroem o mundo de amanhã. E os adolescentes sabem muito bem que nossas ações de hoje influenciam o planeta e as pessoas no futuro: afinal, eles terão que lidar com o legado que as gerações anteriores estão deixando para eles.

Por isso, vale a pena conversar com seus filhos e pensar no hábito de fazer doações como parte de um comportamento sustentável. Afinal, quando se trata de ter consciência sobre o que se faz, isso tem muito a ver com educação financeira

Faça sua parte e contribua para uma vida mais saudável e sustentável!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!

Ao acessar o nosso site, você está de acordo com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui