Seus filhos não são mais crianças? Saiba como o Blu pode ajudar o consumo consciente na adolescência

A passagem da infância para a adolescência traz, aos poucos, mais e mais autonomia para os filhos. Eles passam a ter suas próprias demandas de consumo, e muitas vezes é difícil resistir aos apelos da publicidade e à comparação com os amigos. Aprender a lidar com o próprio dinheiro e saber consumir com consciência é um dos desafios dessa fase. 

Para ajudar toda a família nessa jornada, nada melhor que usar a conta para menores do Blu by BS2. Assim você pode deixar de tratar seus filhos como crianças e dar a eles a possibilidade de aprender a lidar com o próprio dinheiro desde cedo. Entre os usuários do nosso app, os menores de 12 anos gastam em média 30% a mais que os adolescentes com mais de 16 anos. Além disso, na faixa etária dos mais velhos o valor da reserva é maior: quem tem mais de 16 poupa 28% do que recebe, enquanto os menores de 15 anos economizam em média 13%.

Esses dados demonstram que a educação financeira deve começar cedo, pois no início da adolescência ainda é difícil para os jovens resistirem aos apelos do consumo. Nessa fase, os gastos mais comuns realizados com o cartão Blu são em games, delivery de comida e serviços on-line. Por isso, quanto antes os adolescentes aprenderem a lidar com o dinheiro, mais chances eles terão de se tornarem cidadãos conscientes financeiramente.

Conheça algumas dicas de uso da conta Blu para não tratar mais seus filhos como crianças quando se trata de dinheiro:

Autonomia com controle

Quando seus filhos usam o cartão, você recebe imediatamente uma notificação em seu celular. Com isso, poderá acompanhar de perto os gastos que eles fazem, sem deixar de dar a eles a autonomia para consumir. Quando você dá dinheiro vivo, não tem como saber quanto eles gastaram, nem com o quê. Com o Blu, você dá a eles a oportunidade de aprenderem, na prática, a não se exceder nos gastos e a se manter dentro do planejamento. 

Reservas

Sugira a seus filhos que comecem a poupar com um propósito, para realizar um “sonho de consumo”, que pode ser um tênis, um game, uma viagem. É importante incentivá-los a realizar suas próprias conquistas! Mas sabemos que o dinheiro não é infinito, por isso para alcançar um desejo é preciso ter paciência. Ao criar uma reserva, vocês definem se o dinheiro poderá ser resgatado a qualquer momento ou somente no final do prazo. Essa é uma ferramenta importante para ajudar os adolescentes a adiarem o consumo, deixando de gastar hoje para atingir um desejo no futuro.

Saiba como incentivar seus filhos a poupar para realizar sonhos de consumo

Mesada

Estabeleça um valor fixo e uma data para pagamento, com periodicidade (pode ser semanal ou mensal). Ao receber dinheiro com regularidade, os adolescentes desenvolvem a capacidade de planejar suas despesas ao longo do tempo. A mesada pode ser uma excelente ferramenta para o aprendizado de que o dinheiro é um recurso escasso e precisa ser administrado ao longo do tempo. Lembre-se: a escassez ensina mais que a abundância!

Confira nossas dicas para transformar a mesada em uma forma de aprendizado para seus filhos

Só no Blu By BS2 sua família pode contar com uma experiência completa de educação financeira, desenvolvida com apoio de grandes especialistas no tema.

Aqui você garante autonomia para os filhos e controle e segurança para os pais. Comece já a educação financeira de sua família!

Siga o Blu nas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!