Resoluções de ano novo: aproveite para ensinar seus filhos a cuidar do próprio dinheiro

O início de um novo ano é um momento em que costumamos fazer promessas a nós mesmos: chamamos essas decisões de “resoluções de ano novo”. Elas deveriam servir para nos ajudar a melhorar nossas vidas em alguns aspectos. Mas em geral a disposição de mudar dura pouco e rapidamente a rotina volta ao normal. Se com os adultos é assim, com os adolescentes não poderia ser diferente: afinal, eles tendem a ser mais imediatistas e têm mais dificuldades para entender as consequências de longo prazo de seus atos.

Que tal então aproveitar a virada do ano para criar novos hábitos financeiros com seus filhos? Esse período em que todos temos as melhores intenções é perfeito para criar hábitos que podem durar o ano todo e ainda ajudá-los a se tornarem cidadãos competentes financeiramente no futuro!

Veja as dicas que preparamos para seus filhos criarem bons hábitos financeiros no novo ano:

1) Hábito de saber quanto dinheiro tem para gastar

Crie uma mesada no Blu by BS2, começando com um valor baixo uma vez por semana. Isso vai permitir que seus filhos saibam exatamente quanto têm para gastar e quando receberão dinheiro novamente. Com o tempo, aumente o valor e inclua despesas do dia a dia, como lanches e transportes. ao terem a oportunidade de gerenciar uma parte do orçamento familiar, seus filhos aprenderão a fazer escolhas financeiras e desenvolverão habilidades importantes, como as competências de ganhar, planejar, consumir, reservar e doar. 

Saiba mais 

2) Hábito de guardar dinheiro

Use as Reservas do Blu by BS2 para ajudar seus filhos a guardar dinheiro para realizar sonhos de consumo. Já está comprovado que poupar com um propósito é mais fácil, e foi pensando nessa motivação que nós criamos a função da Reserva no app. Crie um nome para cada poupança e combine com seus filhos o valor que eles querem alcançar, definindo um prazo. O app vai calcular quanto terá que ser poupado por mês. Para dar um incentivo extra, você pode depositar uma quantia bônus a cada vez que eles atingirem objetivos parciais. Mostre aos seus filhos que a melhor forma de conseguir seus objetivos de consumo é de forma autônoma, sem precisar pedir aos pais cada vez que quiserem comprar algo!

Saiba mais

3) Hábito de acompanhar os gastos

Combine com seus filhos uma rotina de consultar periodicamente o extrato do Blu by BS2. Ao criarem o hábito de verificar sempre quanto dinheiro entrou e saiu da conta, será muito mais fácil eles saberem onde e como estão usando a mesada. Isso vai ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes na hora de gastar. 

Saiba mais

4) Hábito de aprender fazendo

Você não precisa entender de finanças para ajudar seus filhos a desenvolverem bons hábitos. Com o Blu, dá para tomar medidas simples que irão trazer a educação financeira para o dia a dia da sua família, como mostramos com as dicas anteriores. Para dar um passo além, você pode incentivá-los a participar dos Desafios Blu, em que são apresentados, de forma gamificada, conceitos importantes para a formação de cidadãos conscientes e competentes financeiramente. Eles respondem aos desafios em formato de quiz ou de ações que devem ser realizadas pelos adolescentes, e conforme cumprem as etapas vão acumulando conquistas. Você também pode acompanhar o desenvolvimento deles pelo app. 

Saiba mais

Nosso aplicativo foi desenhado com o apoio de especialistas em educação financeira, com foco nas necessidades específicas de aprendizado dos adolescentes. 

O Blu By BS2 dá autonomia para os filhos e controle e segurança para os pais. Comece já a educação financeira de sua família!

Siga o Blu nas redes sociais Instagram e Facebook para mais dicas!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!

Ao acessar o nosso site, você está de acordo com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui