9 dicas poderosas para adolescentes aprenderem a poupar

9 dicas poderosas para adolescentes aprenderem a poupar

Você tem filhos ou convive com adolescentes? Então você sabe: para eles, é muito difícil adiar os desejos de hoje e guardar dinheiro para realizar um sonho no futuro. Ainda mais quando os amigos parecem estar gastando como se não houvesse amanhã!

Adolescentes são imediatistas e ainda estão aprendendo a prever as consequências futuras das decisões que tomam agora. Eles também estão em uma fase em que fazer parte de um grupo é fundamental para a construção de sua identidade. Em um mundo em que cada vez mais cedo as crianças são instigadas a consumir, em que “ter” se tornou um parte importante de “ser”, tem sido especialmente difícil criar o hábito de poupar. 

Mas não é impossível! Nós preparamos essas nove dicas poderosas que irão ajudar você a ensiná-los como guardar dinheiro para realizar um desejo.

1) Ter autonomia

Qual estímulo pode ser melhor que dizer a um adolescente que ele não precisa dos pais para ter o que deseja? 

Mostre aos seus filhos que existe uma forma de conseguir as coisas que eles mais querem sem depender de ninguém: poupando o próprio dinheiro!

2) Saber fazer escolhas

Adolescentes não precisam gastar com as despesas necessárias (moradia, alimentação, escola), por isso às vezes parece difícil decidir como usar o dinheiro da mesada. Em muitos casos, a grana vai quase toda para a satisfação de desejos imediatos.

Daí a importância de aprender a priorizar os desejos!

Mostre aos seus filhos que para conseguir comprar algo um pouco mais caro é importante abrir mão de uma “necessidade” imediata. Ajude-os também a identificar quais desejos podem virar um presente de aniversário ou outra data comemorativa, e quais podem ser conquistados por eles mesmos.

3) Ter um “sonho de consumo” atingível

Guardar dinheiro apenas porque “é importante” é algo muito abstrato até mesmo para adultos, e mais ainda para adolescentes. Quando se tem um propósito, fica muito mais fácil abrir mão de um gasto hoje, pois há a expectativa de uma recompensa no futuro. 

Converse com seus filhos sobre o que eles desejam comprar, mostre quanto custa e calcule o quanto eles precisam guardar por semana ou por mês, durante quanto tempo, para atingir esse objetivo.

Uma dica importante: para começar, pensem em algo que custe um valor relativamente fácil de atingir. Quanto mais distante no tempo, mais abstrata será a meta, ou seja, mais difícil para seus filhos visualizarem a possibilidade de atingi-la.

Pequenas conquistas podem gerar grandes aprendizados!

4) Ter uma conta separada para fazer a reserva

Esqueça o cofrinho: faça uma “poupança” separada e ensine seus filhos a guardar uma parte do que ganham, conforme o plano que vocês traçaram. Ver o saldo da conta aumentar é um estímulo e tanto para continuar poupando! Além disso, manter o dinheiro separado é uma forma de não cair na tentação de gastar antes de o objetivo ser atingido. 

A gente aqui no Blu tem uma solução para isso: dá para criar uma Reserva, estabelecendo um objetivo, o valor e o prazo. O app calcula quanto terá que ser poupado por mês. Tanto você quanto seus filhos podem acompanhar o valor que falta para atingir a meta!

5) Ter controle sobre o que se gasta

Está comprovado: é mais fácil guardar dinheiro quando se tem um registro de tudo que se gasta. Ensine seus filhos a acompanhar o extrato do cartão mesada com frequência – assim eles saberão com o que estão gastando e quanto ainda têm de dinheiro até a próxima mesada.

Esse hábito também ajuda a entender quais são as principais despesas, e a avaliar se todas elas eram realmente necessárias. Com o tempo, seus filhos irão aprender a ser mais seletivos nos gastos, ainda mais se tiverem um objetivo para atingir!

Com o Blu, tanto você quanto seus filhos podem acompanhar todas as transações (créditos e débitos), em tempo real, visualizando o Extrato periodicamente. 

6) Poupar com disciplina

Para criar o hábito de poupar, é importante praticar regularmente por um bom período de tempo. Você pode ajudar seus filhos a manter a disciplina com algumas medidas simples!

Combinem datas certas para avaliarem juntos o progresso da Reserva. Verifiquem o saldo do que já foi poupado, confiram o preço atualizado do que eles querem comprar, e façam as contas para ver quanto falta. 

Se eles estiverem no caminho certo, parabenize e incentive a continuarem assim.

Se estiver faltando disciplina para reservar conforme planejado, conversem juntos sobre o que pode ser feito para retomar a rota. O importante é não desistir e fazer dos imprevistos uma oportunidade de aprendizado!

7) Poupar antes de consumir

Essa é uma regra de ouro para quem quer criar o hábito de poupar: pague a você primeiro! 

Ensine seus filhos a lidar com o dinheiro na ordem certa: primeiro ganhar, depois poupar, e com o que sobrar, eles podem gastar. 

Oriente-os a transferir uma quantia, ainda que pequena, para a Reserva, logo que receberem a mesada. Deixe que eles mesmos façam essa transação, assim já irão criar na prática o hábito de separar o dinheiro da poupança antes de fazer qualquer gasto.

8) Ter um incentivo extra

Ver o dinheiro crescer é um excelente estímulo para poupar!

Para dar uma forcinha extra, você pode combinar com seus filhos que para cada real que eles pouparem, você depositará um determinado valor (até um limite) na Reserva, simulando um “rendimento”. Quanto menos idade tiverem seus filhos, maior deve ser a recompensa, para que eles percebam os benefícios de poupar. Para os maiores, você já pode combinar percentuais, começando com pouco (5 a 10%) e aumentando com o tempo (20 a 30%). 

Assim, o sonho de consumo vai ser atingido mais rapidamente. E além disso, seus filhos irão entender na prática que guardar dinheiro com um propósito vale a pena!

Com o Blu, os pais podem estabelecer que os filhos só terão acesso ao valor total reservado ao final do período determinado para alcançar o objetivo. Assim seus filhos evitam as tentações do consumo imediato e se mantêm firmes no propósito!

9) Dar valor ao trabalho

Se o sonho de consumo for algo de valor alto, ou se a mesada não for suficiente para comprá-lo, você pode incentivar seus filhos a buscar outra solução: cortar despesas ou aumentar os ganhos.

Verifiquem juntos o extrato de despesas do mês e avaliem quais gastos podem ser reduzidos. Ou então pensem juntos em iniciativas que eles podem tomar para ganhar uma grana extra: lavar o carro, vender doces, etc.

Desenvolver a capacidade de poupar é uma das competências fundamentais da educação financeira que o Blu vai ajudar seus filhos a aprender na prática! E o melhor de tudo é que com isso eles vão desenvolver a autonomia, a autoconfiança e a auto-estima!

Ainda não conhece o Blu? Baixe o app e comece hoje mesmo a educação financeira de sua família! 

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!