Educação financeira: adolescentes que recebem mesada poupam mais

Você sabia que os adolescentes que ganham mesada pelo Blu poupam cinco vezes mais? Nós fizemos uma comparação entre os usuários do app que tiveram mesada fixa e os que receberam dinheiro eventualmente ao longo de 2020 e a conclusão foi essa: dos jovens que receberam valores em datas fixas, 20% fizeram depósitos na conta reserva e começaram a desenvolver o hábito da poupança. Já entre os demais, apenas 3,5% separaram algum valor para a reserva.

Nós acreditamos que a mesada é o principal instrumento de educação financeira para pré-adolescentes e adolescentes, e estes números demonstraram isso com clareza. As famílias que dão dinheiro com regularidade aos filhos ajudam a criar hábitos importantes para a formação de cidadãos conscientes financeiramente no futuro, como por exemplo a capacidade de planejar os gastos. O ideal é o adolescente se acostumar a separar uma parte da mesada assim que receber, aprendendo a poupar antes de consumir. Por isso, converse com eles e combine qual parcela do valor recebido será reservado para realizar um sonho de consumo.

Saiba mais: como a mesada pode ajudar seus filhos a aprender planejamento financeiro

Observando os dados dos nossos usuários, também percebemos que os adolescentes que recebem mesada conseguem poupar valores mais altos. Os valores guardados na Reserva são quatro vezes maiores neste grupo, em comparação aos adolescentes que só recebem dinheiro em transferências eventuais. 

E foi pensando em facilitar a vida das famílias que o Blu by BS2 criou a funcionalidade da mesada, que permite programar valores e datas fixas para o pagamento. A gente também dá uma dica para os adultos incentivarem os adolescentes a poupar: combine com eles que para cada meta atingida, você irá depositar o mesmo valor (até um determinado limite), fazendo com que o total desejado seja acumulado mais rapidamente. 

Comece já a educação financeira da sua família: programe uma mesada, crie uma reserva e aproveite todas as funcionalidades do Blu!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!

Ao acessar o nosso site, você está de acordo com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui