Consumo consciente: como os 5 Rs da sustentabilidade podem ajudar na educação financeira dos adolescentes

Você já pensou que consumo consciente e sustentabilidade são atitudes muito ligadas ao estilo de vida de sua família? No mês do meio ambiente, queremos propor uma reflexão sobre como a educação financeira tem a ver com esses temas. 

Viver de forma sustentável é se preocupar com a preservação dos recursos, de forma que eles possam ser utilizados tanto no presente quanto no futuro. A sustentabilidade é um tema presente nas finanças de empresas e pessoas. Mas, quando falamos nesse assunto, na maioria das vezes estamos pensando no impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. É o que chamamos de sustentabilidade ambiental.

No nosso dia a dia, existe uma maneira simples de avaliar se nosso estilo de vida é ou não sustentável. Basta pensar em 5 Rs antes de consumir qualquer coisa: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com essa dica, fica bem mais fácil incorporar hábitos de consumo consciente, evitando excessos e desperdícios e ajudando a preservar nosso planeta. Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de situações do cotidiano dos adolescentes em que eles podem aplicar os cinco mandamentos da vida sustentável. 

Que tal aproveitar o mês do meio ambiente e conversar com seus filhos sobre consumo consciente e sustentabilidade?

1. Repensar

Quantas vezes já aconteceu de sua família estar no shopping e seus filhos pedirem para você comprar um produto que estava exposto na vitrine? Essa é a típica situação da compra por impulso. Quando isso acontecer, vale lembrar do “R” de repensar, ou pensar duas vezes. Proponha voltar para casa e refletir: você realmente precisa disso? Tem que ser agora? Se alguns dias depois a resposta ainda for positiva, aí sim vocês podem voltar a realizar a compra. Em muitos casos, você verá que a vontade passa antes mesmo de chegar em casa!

2. Reduzir

Nem sempre vale a pena fazer uma compra: essa é uma dica importante de lembrar a qualquer momento. As marcas usam cada vez mais atrativos para convencer as pessoas a consumir mais. Seja por meio de propagandas diretas ou por influenciadores, o objetivo é um só: fazer você e seus filhos tomarem uma decisão de compra no menor tempo possível. Nesse caso, o jeito é investir em uma mudança de comportamento. Aprender a viver com menos é saudável para nossa mente, nossas finanças e, principalmente, para o meio ambiente. Converse com seus filhos sobre isso: ajude-os a resistir aos apelos da propaganda e a valorizar uma vida mais simples.

3. Recusar

Um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo é o acúmulo de plásticos e outros materiais não biodegradáveis. Por isso, vale lembrar: não existe “jogar fora”: tudo o que descartamos fica aqui mesmo, no nosso planeta. No caso de itens feitos de plástico, esse problema é ainda mais grave porque se trata de um material de decomposição extremamente lenta. Assim, fica a nossa dica: ensine seus filhos a recusar talheres e canudos de plástico sempre que puderem. Vocês podem adquirir kits de talheres e canudos de metal para levar na bolsa, evitando usar os descartáveis nas lanchonetes e até na cantina da escola. Além de ajudar o planeta, sua família irá mostrar que está por dentro do consumo consciente: ser sustentável está na moda!

4. Reutilizar

E por falar em moda, você sabia que essa indústria tem um grande impacto no meio ambiente? A produção de roupas, sapatos e acessórios demanda a utilização de muitos recursos naturais. Mas não é só isso: durante o ciclo de vida de uma calça jeans usam-se, em média, 1.500 litros de água em sua lavagem. Por isso, está em alta o upcycling, ou seja, a reutilização criativa de peças. Além de ser uma tendência, é uma atividade divertida para executar em família. Outra ideia é a realização de bazares de trocas entre amigos: os adolescentes podem se reunir e levar as peças que não usam mais para desapegar!

5. Reciclar

Por fim, a reciclagem é uma atitude que pode ser incorporada à rotina de todas as famílias que vivem em cidades. Descubra como reaproveitar o lixo que você gera procurando se informar sobre as opções de reciclagem na sua cidade. Na sua casa, separe lixeiras diferentes: uma para o lixo orgânico e outra para os recicláveis. Ensine seus filhos as regras da coleta seletiva e, juntos, levem o material que vocês separaram para a usina de reciclagem. Informem-se também sobre pontos de coleta de lixo eletrônico e levem os cabos, carregadores e celulares antigos para realizar um descarte consciente. Os cuidados que envolvem a reciclagem de materiais podem — e devem — ser uma atividade para toda a família.

Saiba mais sobre consumo consciente

Faça sua parte e contribua para uma vida mais saudável e sustentável!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!

Ao acessar o nosso site, você está de acordo com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui