Como seus filhos podem usar a mesada para comprar games e aprender planejamento financeiro

Você sabia que a mesada pode ajudar seus filhos a ter autonomia para comprar games (ou o que quiserem) e ainda aprender a fazer um planejamento financeiro? Imagine que eles não precisarão mais pedir seu cartão de crédito emprestado sempre que quiserem fazer uma compra online!

Para que isso aconteça, é importante entender que, ao dar a mesada, você está oferecendo a seus filhos a oportunidade de gerenciar uma parte do orçamento familiar. Isso é fundamental para ensiná-los, desde cedo, a tomar boas decisões financeiras. E isso inclui fazer escolhas e desenvolver a disciplina para poupar.

Ao definir quanto vai dar de mesada, calcule um valor que seja compatível com seu orçamento familiar e suficiente para as despesas do dia a dia, para pequenos gastos imprevistos e também para a criação de uma reserva financeira. Confira nossas dicas para usar a mesada como forma de educar financeiramente seus filhos:

Aprender com os erros

A pré-adolescência e a adolescência são momentos ideais para seus filhos aprenderem na prática, com erros e acertos, de forma controlada. O Blu by BS2 pode ser usado para todas as compras, incluindo delivery, aplicativos de transporte e lojas de comércio eletrônico. Por ser um cartão mesada, que só efetua pagamentos até o limite depositado, ele é uma boa ferramenta para dar a possibilidade de seus filhos fazerem algumas despesas por conta própria, sem risco de estourar o orçamento. E se gastarem demais, aproveite a oportunidade como uma situação didática para ensinar a planejar e a poupar: sugira que eles dediquem parte da mesada para gastos do dia a dia, parte para comprar o que quiserem e parte para guardar e realizar os desejos de consumo que custam mais caro.

Reserva para aproveitar oportunidades

Quando se trata de consumo online, são muitas as tentações: promoções-relâmpago nas plataformas de games, notificações, anúncios personalizados nas redes sociais… crianças e adolescentes estão imersos nesse mundo e são mais vulneráveis aos apelos do consumo. Isso porque só na idade adulta nosso cérebro fica mais preparado para controlar nossos impulsos. (Saiba mais sobre como os adolescentes tomam decisões.) 

Por isso, vale a pena incentivar seus filhos a criar uma reserva que permita aproveitar as boas oportunidades quando elas surgirem. Use a função Reservas do Blu by BS2 para ajudar seus filhos a guardar dinheiro com propósito: eles certamente se sentirão motivados se puderem usar a própria mesada para comprar games, por exemplo.

Incentivo à poupança

O processo de amadurecimento inclui a conquista de autonomia e o controle sobre os próprios impulsos. O perfil de uso do Blu by BS2 demonstra isso: usuários mais novos costumam poupar cerca de metade, proporcionalmente, que os maiores de 16 anos.

Para incentivar seus filhos a criar o hábito de poupar, dê um estímulo extra: combine com eles que, a cada vez que reservarem uma quantia, você irá depositar o mesmo valor (até um determinado limite), fazendo com que o montante desejado seja atingido mais rapidamente. 

O Blu By BS2 dá autonomia para os filhos e controle e segurança para os pais. Comece já a educação financeira de sua família!

Siga o Blu nas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!