Como a gamificação pode ajudar na educação financeira dos seus filhos

“Deixem seus filhos errarem. Isso será valioso no futuro”, ensinou o empresário Jorge Paulo Lemann em um evento da Endeavor, em setembro de 2015. 

Ele tem razão: aprender fazendo é comprovadamente mais eficaz. Por isso, o aprendizado através de situações reais tem se tornado cada vez mais comum. 

Essa premissa inspirou a criação do Blu By BS2 como uma plataforma de educação financeira na prática por meio da gamificação.

Mas afinal, o que é gamificação?

A palavra vem do inglês gamification, derivada de game (jogo), e se refere ao uso de jogos com objetivos diferentes da diversão pura e simples. Uma atividade do cotidiano — seja no trabalho, na escola ou em família — é “gamificada” quando se cria uma mecânica de jogo para torná-la mais atraente e criar motivação para fazê-la.

Afinal, jogar causa satisfação, e isso pode ser muito útil quando se trata de engajar as pessoas em tarefas que são necessárias, mas que muitas vezes podem parecer desinteressantes.

Como a gamificação funciona?

Especialistas de várias áreas vêm pesquisando a história e as características dos jogos em diferentes épocas e lugares, e de modo geral definem como jogo qualquer atividade que tenha pelo menos quatro atributos: meta, regras, sistema de feedback e participação voluntária.

A meta, tanto no caso do jogo quanto das atividades gamificadas, vai além da simples conclusão de uma tarefa: ela é um propósito maior, e proporciona um senso de orientação durante o jogo. 

As estratégias de motivação em geral incluem fatores como competição, aprendizado, fuga da realidade e interação social. 

Assim, quando uma situação do dia a dia é “gamificada”, ela proporciona elementos de  motivação e sistemas de feedback que ajudam a tornar o engajamento e o aprendizado mais fácil e divertido.

Por que usar a gamificação na educação financeira?

No Blu By BS2, nós usamos a gamificação como forma de ensinar na prática seus filhos a fazerem boas escolhas financeiras.

Para isso, contamos com dois tipos de Desafios. 

Nos planos gratuitos, os Desafios podem ser usados para ajudar seus filhos a desenvolverem competências importantes como disciplina, responsabilidade e autonomia ao desempenharem atividades do dia a dia de sua família. Você pode aproveitar os Desafios sugeridos por nossa equipe ou criar metas personalizadas. 

Já os Desafios Blu em breve estarão disponíveis para assinantes e trazem a gamificação para temas importantes da educação financeira, como segurança de dados, consumo consciente, economia comportamental, finanças pessoais e matemática financeira. As atividades são apresentadas aos filhos durante o uso do app, em forma de quiz ou de ações a serem realizadas uma única vez ou durante um período de tempo.

Não perca tempo! Comece já a usar a gamificação na educação financeira de sua família!

Blu By BS2: uma solução que vai ajudar a ensinar seus filhos a lidar com dinheiro na prática

Siga o Blu nas redes sociais: Instagram e Facebook

Esta informação foi útil para você?

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!