Blu Explica: como pagamos as coisas? Entenda os meios de pagamento.

Há algum tempo atrás, a única questão que havia na hora de finalizar uma compra era responder à pergunta: crédito ou débito? Hoje, existem inúmeras formas de pagar pelo que consumimos. Isso se tornou possível graças à novas tecnologias e inovações trazidas para o mundo financeiro. Mas essa grande quantidade de meios de pagamento também pode trazer confusão: afinal, qual é a diferença entre elas? Qual é a mais adequada para cada situação?

Para ajudar você a conversar com seus dependentes e explicar as formas mais comuns de pagar pelo que eles consomem, nós preparamos algumas dicas. Confira!

Dinheiro

O dinheiro em espécie ainda é o meio de pagamento mais usado no Brasil, mas vem perdendo espaço para recursos digitais, especialmente entre os mais jovens. Por ser apresentado em uma forma física, em cédulas e moedas, o dinheiro é o modo mais adequado de apresentar o conceito de valor financeiro para crianças pequenas. Isso porque elas ainda dependem de exemplos concretos, pois não desenvolveram o raciocínio abstrato.

Leia também: Como os adolescentes tomam decisões e o que podemos fazer para ajudá-los

Pix

O sistema de transferências instantâneas vem ganhando cada vez mais espaço, por sua simplicidade e agilidade. O pix funciona em qualquer dia e horário e pode ser feito usando apenas o celular. Por conta disso, essa forma de pagamento vem sendo usada por adolescentes em situações em que eles preferem não levar dinheiro ou cartão. Como o celular está sempre com eles, é um jeito prático de acertar as contas.

Cartão de crédito

Também bastante usados, os cartões de crédito são um meio de pagamento que cria uma dívida, mesmo quando a fatura é paga em dia. Isso porque, ao usar o crédito, o usuário está antecipando um dinheiro que não tem naquele momento. Por conta disso, esta não é a solução mais adequada para a fase da adolescência, quando a capacidade de avaliar riscos ainda está sendo desenvolvida.

Leia também: Qual é a melhor solução de cartão para adolescentes? Entenda por que o Blu é ideal para esta fase

Blu

A solução que oferecemos reúne as vantagens de um cartão de crédito à segurança de ter um saldo que não permite fazer gastos além do limite. Trata-se de um cartão de crédito pré-pago, amplamente aceito em compras físicas e online. Dessa forma, os adolescentes ganham autonomia para usar o próprio dinheiro com responsabilidade. E você tem uma forma rápida e segura de transferir dinheiro para seus dependentes sempre que precisar.

Leia também: Conta para menores: qual é a melhor opção?

Comece já a educação financeira da sua família com o Blu by BS2!

Siga o Blu no Instagram para ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades.

Compartilhe nas redes

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!