Blu By BS2: uma solução que vai ajudar a ensinar seus filhos a lidar com dinheiro na prática

O Blu By BS2 é um aplicativo que promove os conceitos de educação financeira de uma forma simples e divertida, melhorando o dia a dia da sua família. Nosso propósito é ajudar a desenvolver as competências necessárias para que os adolescentes se tornem cidadãos com hábitos financeiros saudáveis.

Confira as diversas maneiras com que você pode usar os recursos do app para ensinar seus filhos a lidar com dinheiro:

Desafios e medalhas

Por que usar?

Os Desafios são uma forma lúdica de valorizar o trabalho, estimular a organização, a disciplina e a autonomia, características importantes para uma boa educação financeira. Eles devem servir para conscientizar seus filhos sobre suas responsabilidades e contribuições como membros da família.

 

Como usar?

Combine com seus filhos desafios que eles tenham capacidade de cumprir. Comece com um mais fácil e aumente a dificuldade, conforme sua evolução. Ajude-os a desenvolver o senso de capacidade e pertencimento, mostrando que eles também contribuem para que toda a família viva melhor. Mas atenção: nunca utilize os Desafios como recompensas ou punições monetárias (entenda o porquê – clique aqui). 

 

O que fazer?

Na aba Desafios, adicione um novo desafio. Você pode escolher um dos sugeridos pelo Blu ou, se preferir, pode criar um sob medida para a rotina de sua família. Defina a periodicidade: diária, semanal ou mensal. Pronto! Agora oriente seus filhos a marcarem um desafio como concluído toda vez que for realizado. Você receberá notificações e poderá dar a sua avaliação.

Conforme seus filhos forem acumulando estrelas, eles ganham medalhas que irão contribuir para mantê-los motivados!

A mesada e o cartão

Por que usar?

Como você dá dinheiro aos seus filhos? Cada vez que eles querem comprar alguma coisa é aquela negociação sem fim? Você empresta seu cartão de crédito? Dá dinheiro vivo só quando eles precisam? 

Se você respondeu sim para as perguntas acima, saiba que provavelmente seus filhos não estão aprendendo a ter hábitos saudáveis quando se trata de cuidar do próprio dinheiro. Segundo os especialistas em educação financeira, a mesada deve ser vista como uma forma de compartilhar a gestão de uma pequena parte do orçamento familiar com seus filhos, e não como “moeda de troca”. (Veja nossos posts sobre a mesada como instrumento de educação financeira aqui e aqui.)

 

Como usar?

Combine com seus filhos o valor da mesada e as despesas que ela deve cobrir. Com isso, você ensina que o dinheiro é um recurso finito que precisa ser administrado ao longo de um determinado período de tempo para não acabar antes da hora. 

Incentive-os, também, a separar uma parte do dinheiro que recebem para criar uma reserva. 

Comece com pagamentos semanais e depois passe para um pagamento mensal. Aos poucos, seus filhos irão criar a disciplina necessária para gastar dentro de um orçamento, e quem sabe até conseguirão guardar dinheiro para pagar sozinhos por aquele tão sonhado game, uma roupa nova ou um passeio especial com os amigos. Imagine a alegria deles após essa primeira conquista! 

 

O que fazer?

Assine o Blu e receba o cartão mesada para seus filhos, sem custo adicional. Você poderá agendar uma mesada para eles, além de transferir dinheiro imediatamente quando for necessário pagar por alguma despesa extra. 

Para facilitar o controle de despesas, você pode indicar qual é a finalidade de cada transferência (por exemplo: alimentação, transporte, presente, etc).

Já para agendar a mesada basta acessar o menu no topo da tela de cada dependente, escolher a opção “Mesada” e definir o valor, o período e o dia do pagamento. Nós te informaremos se não houver saldo suficiente na sua carteira Blu para o pagamento da mesada! 

Extrato das transações

Por que usar?

Um dos hábitos financeiros saudáveis que precisa ser desenvolvido desde cedo é o controle dos gastos. O Extrato do Blu By BS2 permite aos seus filhos acompanhar o dinheiro que entra e o que sai da conta, de forma a não gastarem mais do que ganham. Também é muito importante saber quanto e como o dinheiro está sendo gasto. Ao acompanhar esses dados, aos poucos seus filhos irão criar o hábito de verificar por conta própria quais são os principais gastos e como controlar o orçamento. 

Como usar?

Você pode estabelecer uma rotina com seus filhos, orientando a acessar o extrato do Blu uma vez por semana. De tempos em tempos, vale a pena fazer uma avaliação das despesas maiores e mais frequentes, e, se for caso, eliminar aquelas menos necessárias ou supérfluas.

Aproveite também essas ocasiões para discutir com eles quais despesas fizeram mais sentido e quais foram desnecessárias.

O que fazer?

Selecione o dependente, acesse a aba Extrato. Para facilitar a consulta, vocês podem olhar o extrato detalhado, com todas as despesas, ou o resumo, que junta tudo que se ganhou, poupou e gastou, por semana ou por mês. 

Reservas

Por que usar?

Um dos maiores estímulos para poupar é ter um propósito bem definido. É muito difícil abrir mão do consumo imediato de olho em uma recompensa futura, principalmente para os adolescentes (para saber mais sobre isso, leia nosso post sobre como os adolescentes tomam decisões).

Por isso, vale a pena incentivar esse hábito conversando com seus filhos sobre quais são os objetivos de consumo nos quais eles pretendem mirar nas próximas semanas ou meses. 

Como usar?

Comecem estabelecendo um ou mais “sonhos de consumo” e elaborem um plano para atingi-lo. O ideal é iniciar com uma meta fácil, de curto prazo, para manter a motivação. 

Com o Blu By BS2 você pode criar Reservas específicas para cada objetivo, estabelecendo o valor e prazo em que pretende poupar. Confira aqui nossas 9 dicas para ajudar os adolescentes a criar o hábito de poupar!

Você também pode combinar uma mecânica para estimular a poupança: para cada R$1,00 que seu filho guardar, você acrescenta a mesma quantia no final de cada mês.

O que fazer?

Acesse a aba Reservas, na tela do dependente, e toque em Adicionar Reserva. É só definir o objetivo, ou seja, o “sonho de consumo”, o valor que precisará ser poupado e o prazo em que pretende atingi-lo. O aplicativo irá calcular automaticamente quanto terá que ser poupado por mês. Você ainda pode definir se seu filho pode resgatar antes do prazo final.

Ainda não conhece o Blu? Baixe o app e comece hoje mesmo a educação financeira de sua família! 

Esta informação foi útil para você?

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!