3 perguntas para ajudar os adolescentes a terem consciência financeira

O tema da educação financeira pode parecer complexo e restrito a poucos especialistas. Mas a gente acredita que não é preciso entender de finanças para ajudar seus dependentes a terem mais consciência financeira e autonomia. Pensando nisso, preparamos um roteiro de três perguntas simples para você identificar maneiras de desenvolver, na prática, essas habilidades. Confira:

1. Seus dependentes sabem com o que gastam?

Quando começam a ganhar autonomia, os pré-adolescentes e adolescentes passam a vivenciar situações em que precisam efetuar alguns gastos por conta própria. Mas o tipo de despesas depende muito do estilo de vida de cada família. Em alguns casos, eles precisarão pagar pelo lanche da escola, a refeição no clube, o almoço ou jantar no shopping com os amigos. Podem também ter custos com condução (transporte público ou aplicativos de transporte, por exemplo). Ou até mesmo gastos com lazer e consumo, como ingressos para o cinema, roupas, games e outros.

O primeiro passo para desenvolver a competência de Gastar é identificar quais despesas serão feitas diretamente pelos dependentes. Sabendo quais são as necessidades diárias (como o lanche da escola) e as eventuais (como ingressos para o cinema), é possível calcular um valor adequado para a mesada.

Saiba por que a mesada é a melhor maneira de dar dinheiro aos dependentes

2. Seus dependentes conseguem controlar a mesada?

Nós recomendamos que, ao começar a dar a mesada, você estabeleça um intervalo curto, para facilitar o aprendizado da competência Planejar. Um valor fixo por semana, pago às segundas-feiras, por exemplo, é um bom começo para a jornada da consciência financeira. No começo, provavelmente seus dependentes terão algumas dificuldades para fazer o dinheiro durar até o fim de semana. Em alguns casos, eles gastam em um dia praticamente todo o valor da semanada! 

Para ajudá-los nesse primeiro momento, se for necessário reduza ainda mais o intervalo e dê somente o dinheiro necessário para as despesas do dia. Com o tempo, eles vão entender, de uma forma bem concreta, quanto podem gastar diariamente. Isso ajudará a se planejarem para fazer o dinheiro durar.

Entenda por que adolescentes compram por impulso

3. Seus dependentes conseguem guardar dinheiro?

A melhor maneira de incentivar pré-adolescentes e adolescentes a pouparem é mostrar a eles que podem realizar seus desejos de consumo sem depender dos adultos. Para isso, a gente sugere que você converse com eles sobre quais são esses desejos e quanto custará para realizá-los. Assim, fica mais fácil fazer um plano, calculando quanto será preciso guardar por semana e quanto tempo irá demorar para atingir o valor necessário.

Este é também um bom momento para conversar sobre a importância de fazer escolhas. Afinal, o dinheiro é um recurso escasso: para conseguir guardar uma parte a ser usada no futuro, é preciso deixar de fazer despesas hoje!

Descubra: adolescentes que ganham mesada poupam mais

Com esse roteiro, será bem mais fácil despertar seus dependentes para a consciência financeira.

Conheça as cinco competências fundamentais da educação financeira: Ganhar, Planejar, Reservar, Consumir e Doar.

Então fica nossa dica: use tudo o que o Blu oferece e comece hoje mesmo a educação financeira na prática!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Abra a câmera do seu
celular e aponte para esse QR Code.

Pronto! É só baixar o app direto no celular!

Ao acessar o nosso site, você está de acordo com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui