3 motivos para dar mesada a seus filhos

Há duas coisas certas nessa vida: que um dia ela irá acabar, e que até lá vamos precisar lidar com nossas finanças.

Mas nem sempre somos preparados para cuidar do dinheiro!

Quando chega a adolescência, começa uma fase de autonomia cada vez maior, seja para ir ao shopping, ao cinema, à lanchonete ou para comprar suas próprias roupas, games e outros sonhos de consumo.

É comum que pais e mães tenham dificuldades para aproveitar esse momento e usar as situações próprias da adolescência para ajudar os filhos a aprender com elas.

O problema é que depois, quando chegam na fase adulta e ganham liberdade para escolher seus próprios caminhos, eles podem tomar decisões financeiras equivocadas porque não foram preparados para isso.

E uma das maneiras de ensinar seus filhos a lidar com dinheiro na prática é usando a mesada para desenvolver neles habilidades para a vida toda.

Quer saber mais? Vem com a gente e entenda as três razões pelas quais você deve começar a dar mesada para seus filhos o quanto antes!

1) Aprender a lidar com dinheiro

Nós só sabemos lidar com as coisas que conhecemos, certo?

Por mais que os pais digam que o dinheiro não é infinito, fica difícil para os filhos entenderem isso se eles só recebem um “sim” ou um “não” a cada vez que pedem para comprar alguma coisa. É exatamente isto que acontece quando os pais emprestam seu cartão de crédito.

A mesada é um ótimo instrumento para seus filhos aprenderem a administrar seu próprio dinheiro. É importante estabelecer uma data (semanal ou mensal) para pagar um valor determinado. 

Com o Blu by BS2 você programa a data e o valor da mesada de cada filho e a transferência é feita automaticamente da sua carteira Blu. E se não tiver saldo suficiente, você receberá um alerta para não falhar com o combinado.

2) Aprender a lidar com a escassez

Lidar com dinheiro não é só usar o cartão de crédito com moderação ou comprar algo na promoção. É saber que existem recursos limitados que precisam ser bem direcionados. 

As regras da mesada, como regularidade (data) e previsibilidade (valor), ajudarão no processo de aprendizagem, mostrando o quanto é importante saber fazer escolhas tais como para onde vai o dinheiro – consumo ou poupança? Assim seus filhos poderão entender, em situações didáticas, as consequências de suas próprias decisões. 

O valor precisa ser suficiente para cobrir as necessidades, mas também tem que ser compatível com o perfil de consumo da sua família. Lembre-se: a escassez ensina mais que a fartura! 

Comece com um valor menor e prazos mais curtos, de preferência semanalmente.

Mas e se a mesada acabar antes do tempo?

Bem, no início é normal isso acontecer, e aí você deve aproveitar a oportunidade para conversar com seus filhos sobre os motivos de o dinheiro não durar. Com o tempo, eles irão entender melhor o quanto podem gastar e em quanto tempo.

Com o Blu By BS2, tanto você quanto seus filhos acompanham em tempo real o saldo do cartão mesada e o detalhe de cada despesa. Essa é uma ótima maneira de ver como o dinheiro está sendo gasto. Aproveite para conversar com eles sobre as escolhas que estão fazendo e como podem cuidar do dinheiro com inteligência para que a mesada não acabe antes do tempo!

3) Aprender a equilibrar presente e futuro

Se um dos objetivos da mesada é ensinar os adolescentes a fazerem escolhas, por que não escolher guardar uma parte, mesmo que pequena, para alcançar uma conquista? 

Essa reserva pode ser usada para comprar um game, uma roupa nova, fazer uma viagem com os amigos, assistir o show do artista favorito, não importa. O que vale é desenvolver a autonomia, que é muito importante para uma educação financeira completa.

A prática rotineira ajuda a criar hábitos saudáveis!

Clique e confira as nossas dicas para estimular seus filhos a poupar

Incentive o hábito de poupar ensinando seus filhos a separar parte da mesada dentro do próprio app do Blu By BS2. Basta acessar a aba Reservas e definir objetivo, valor e prazo. E você ainda pode impedir resgates antes do prazo desejado. 

Ainda não conhece o Blu? Baixe o app e comece hoje mesmo a educação financeira de sua família!

Tem uma sugestão de conteúdo? Mande pra gente!

Ao fornecer os seus dados, você está de acordo com os Termos de uso e política de privacidade e segurança do Banco BS2.

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email